... Em sentimentos que envolvem o universo feminino, pois “Não se nasce mulher: torna-se.” (Simone de Beauvoir)
A dualidade de sentimentos que envolvem o Universo Feminino.

São tantos os sentimentos em busca da identidade feminina, cujos contratempos das emoções transbordadas vão do êxtase secreto à cólera explícita...

Esse blog é um espaço aberto acerca de relatos e desabafos relativos as alegrias e tristezas, felicidades e angústias... Sempre objetivando a solidariedade e ajuda ao próximo.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

São cores que somente os cegos veem...


"No apaixonamento, pintamos o outro com as cores do que necessitamos ver. O outro serve como depositário-responsável por nossas frustrações e alegrias. O que não podemos ver, entretanto, é que somos nós que damos ao outro as cores com as quais precisamos reeditar a nós mesmos. Os encontros que perduram são aqueles nos quais os parceiros conseguem contar até três: o outro não pode ser apenas aquele sobre o qual depositamos nosso 'não-eu'." Evelin Pestana

www.casaaberta.art.br

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cheia de rancores e decepções...Sou uma Mulher destruída.


"O quarto tresanda a tabaco retardado e a álcool, há cinza por todo o lado, estou suja, os lençóis estão sujos; esta sujidade é uma concha que me protege, nunca mais sairei dela. Seria fácil deslizar até um pouco mais longe, até ao nada, até ao ponto do não regresso. Tenho o que é preciso na gaveta. Mas não quero, não quero, Tenho quarenta e quatro anos, é demasiado cedo para morrer, é injusto ! Já não posso viver. Não quero morrer." Simone de Beauvoir in A Mulher Destruída



Eu tinha apenas quarenta e quatro anos para morrer, mas já tinha muitos anos para ter que recomeçar. Então, ali fiquei por dias, sem tomar banho, sem comer, sem ver a luz do dia, apenas na minha escuridão consumindo as trevas, me debulhando em lágrimas ácidas que cortavam meu rosto pelo fracasso em não deter José. 

Não havia mais o que ser feito, ele correra desesperadamente para os braços da outra que lhe proporcionava tudo aquilo que eu já não tinha mais para dá-lo. A paixão !

Em minha mente repleta de dúvidas, somente questionava por que deixara de amar ? Aonde estava o afeto e a amizade dos relacionamentos estáveis ? Então, o que foram todos àqueles momentos que dividimos juntos ? E, agora como fica a família diante deste abandono ?

Estava exausta de pensar, dia após dia, como não descobri a falsidade dele. Um caso clandestino de tempos. Eu não merecia tamanha deslealdade. Enquanto, para justificar toda sua traição, José me difamava e mentia, sem ter nunca admitido que era ele o impostor. 

Por que não percebi ? Talvez, se fosse mais esperta e desconfiada teria me precavido de amá-lo tão intensamente e me entregado de corpo e alma a quem não merecia. Não teria aberto mão de tantos planos individuais e tampouco, teria sido fiel. 

Agora, minha beleza e jovialidade já haviam sido sugadas por ele, que estava satisfeito e me trocara de forma fútil, sem remorso. Meu sorriso apagou-se e minha alegria entristeceu-se. 

Hoje sou amarga e carrego rancores pela desilusão do fracasso. Sem jamais, ouvir um pedido de desculpas. Sou uma mulher destruída !

domingo, 26 de janeiro de 2014

"Me pegou de mal jeito..."


"Já passou, já passou
Se isso lhe dá prazer
Me machuquei, sim, supurou
Mas afaguei meu peito
E aliviou
Já falei, já passou"
Chico Buarque


A hipocrisia do amor inventado...


"Desconfie, daquele que está sempre disposto a dizer sim, até para os maiores dos seus caprichos. Pois, o preço a pagar será caro demais. Quem ama não submete e nem se submete a tudo. O amor está em ser verdadeiro e se mostrar transparente. Os submissos na verdade são manipuladores dos sentimentos do parceiro e, vivem a hipocrisia de um amor inventado.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

E, os laços do passado...


“Às vezes, sentia que era necessário, para sua própria existência, libertar-se do passado; ou que o passado deslocara completamente o presente, de modo que, ao retomar a vida comum depois de uma manhã inteira entre os mortos, o presente se revelava uma composição rala e inferior.” Virginia Woolf in Noite e Dia

domingo, 19 de janeiro de 2014

Nem sempre o tempo cura...

"Talvez não estivesse suportando a situação tão bem quanto antes: não é verdade que 'com o tempo nos habituamos': o tempo longe de curar as feridas, pode, ao contrário, exacerbá-las" 
Simone de Beauvoir in A Cerimônia do Adeus.



Não existia mais tempo, pois nos afastamos sem esclarecer nossas questões pendentes. Aliás, as pendências eram apenas minhas em relação à nós. Jacques já, nem me tinha como alguém importante em sua vida. Pelo contrário, seus olhos não fitavam mais os meus, enquanto falava. Aquela situação de desprezo era mais do que a prova viva, de que nossas vidas nunca deveriam ter se cruzado. Não havia o mínimo sinal de afeto. O tempo passara e, ele se esquecera completamente quem sou. 

Éramos, agora, dois desconhecidos. Para minha surpresa, já não o reconhecia como o grande amor da minha vida, cujos anos me dediquei. Ele, na verdade, nunca me conheceu, nem pouco se esforçou, apenas demonstrou interesse quando era conveniente. O tempo todo fingiu o falso amor, sem que eu me desse conta do quanto fui ninguém nessa relação inventada. 

O tempo passou, mas as feridas continuam abertas. Pulsando todo o sofrimento, dia, após dia, noite, após noite, sem que eu consiga a paz de seguir outro caminho. Pois, estou condenada, a dor eterna da mais cruel essência. Eu não existo mais para Jacques, como nunca existi antes.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O homem inventado no espelho...

"As mulheres durante todos estes séculos serviram de espelhos possuindo o poder mágico e delicioso de refletir uma imagem do homem com o dobro do seu tamanho natural. [...] Isso serve para explicar, em parte, a indispensável necessidade que as mulheres tão freqüentemente representam para os homens. E serve para explicar como eles ficam inquietos quando colocados sob a sua crítica, como é impossível para ela dizer-lhes que este livro é ruim, este quadro é fraco, ou o que quer que seja, sem causar mais dor ou despertar mais raiva que um homem que fizesse a mesma crítica. Pois, se ela começa a dizer a verdade, a figura no espelho encolhe, sua aptidão para a vida é diminuída. Como pode ele continuar a passar julgamentos, a civilizar nativos, a fazer leis, escrever livros, arrumar-se todo e discursar em banquetes, a menos que possa ver a si mesmo no café da manhã e no jantar com pelo menos o dobro do tamanho que realmente é ?"   

Virginia Woolf



Logo, ele se sentiu o mais desejado e poderoso de todos os homens pelos elogios inventados, por ela, o prendendo numa trama criada nas mentiras mais variadas. Aos poucos sua personalidade foi se adequando ao personagem criado pela falsa apaixonada, o anulando perante o mundo e o agrilhoando em sua própria mediocridade. 

Seus anos duplicaram em sua face desnuda, seus cabelos embranqueceram rapidamente, seu corpo diminuiu visivelmente, suas vestes eram de péssimo gosto. Então, àquele homem que era altivo e admirado aos olhos de todos, agora era mais um na multidão, sem qualquer atrativo. Porém, assegurado à teia engendrada pela mulher que o dominava totalmente.

E, ela somente podia declamar seus desejos pelas costas, expondo sua verdadeira decepção, em declamações daquele homem em seus defeitos e inseguranças, já que sua vitalidade e energia se foram. Mas, ele se olhava no espelho e via refletido a imagem dela, sem saber quem verdadeiramente era agora. Apenas, um cego aprisionado por seu narcisismo.

O quão é ingenuo um homem arrogante, preocupado em satisfazer suas fantasias, diante das artimanhas de uma mulher que se vinga. 

domingo, 12 de janeiro de 2014

A função paterna na estruturação do ser... Sua ausência pode gerar danos.

"Pai, você não sabe mas estou te observando. Observando as coisas que você faz, observando como você trata as pessoas, observo o jeito que você me trata e trata minha mãe. O jeito que você vive sua vida tem uma grande impacto sobre mim. Quando chegar a hora de escolher a minha carreira e prover minha família a sua ética estará sempre me minha mente. O tempo que você passa comigo me dará um senso de segurança. Haverá tempos em minha vida que não saberei o que fazer, e vou lembrar de como você se posicionou em relação ao que era certo." (autor desconhecido)



Fonte: Consultório Psicológico 


sábado, 11 de janeiro de 2014

O que os homens desejam nas mulheres ?


“Dizer que um homem é heterossexual implica somente que ele mantém relações sexuais [fode] exclusivamente com [ou submete sexualmente] o sexo oposto, ou seja, mulheres. Tudo ou quase tudo que é próprio do amor, a maioria dos homens hétero reservam exclusivamente para outros homens. As pessoas que eles admiram; respeitam; adoram e veneram; honram; quem eles imitam, idolatram e com quem criam vínculos mais profundos; a quem estão dispostos a ensinar e com quem estão dispostos a aprender; aqueles cujo respeito, admiração, reconhecimento, honra, reverência e amor eles desejam: estes são, em sua maioria esmagadora, outros homens. Em suas relações com mulheres, o que é visto como respeito é gentileza, generosidade ou paternalismo; o que é visto como honra é a colocação da mulher em uma redoma. Das mulheres eles querem devoção, servitude e sexo. A cultura heterossexual masculina é homoafetiva; ela cultiva o amor pelos homens.” Marilyn Frye