... Em sentimentos que envolvem o universo feminino, pois “Não se nasce mulher: torna-se.” (Simone de Beauvoir)
A dualidade de sentimentos que envolvem o Universo Feminino.

São tantos os sentimentos em busca da identidade feminina, cujos contratempos das emoções transbordadas vão do êxtase secreto à cólera explícita...

Esse blog é um espaço aberto acerca de relatos e desabafos relativos as alegrias e tristezas, felicidades e angústias... Sempre objetivando a solidariedade e ajuda ao próximo.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tortura psicológica...

"(...) Me dei conta da capacidade de meu marido de se livrar das pessoas quando não lhe convinham mais - a começar pela ex-mulher, que ele dizia ser louca, porque tentara suicídio após o rompimento. Ele também sugeria: "Poderíamos viver só nós, não preciso de mais ninguém, você tem mania de ter amigos demais". (...) Tentou me fazer desistir de comemorar meu aniversário. Logo eu que sou tão festeira." Ruth de Aquino in matéria publicada na Revista CLAUDIA.




Eu era solteira e bem mais jovem do que Fernando, o qual já passara por um casamento desfeito há uns três anos, com filhos oriundos dessa união. Envolvente, sedutor, generoso, cordial, apresentava todas as qualidades possíveis que me deixaram apaixonada.

Sempre gentil realizava todas as minhas vontades, com passeios, viagens, jantares, presentes em lindas manifestações de amor. As afinidades eram tantas que mesmo diante de alguma divergência evidente não bastava para que logo, Fernando concordasse comigo. Evitando assim, qualquer forma de me contrariar.

Nosso período de namoro durou pouco e não tardou para que começassem as investidas de morarmos juntos. Relutei de início porque achava muito cedo, mas todos os dias vinham as insistências, até a ameaça de rompimento. Enfrentei minha família que discorda do meu relacionamento e fui viver com o homem da minha vida.

Gradativamente, sem que eu percebesse Fernando começou a me dominar, cerceando minhas amizades sutilmente e então, começaram as críticas, as contestações, as chantagens emocionais, a necessidade de provas de amor, desconfianças e ciúmes.

As reclamações começaram a me incomodar, seu gênio difícil com cobranças sexuais e atenção contínua me sufocava e as grosserias me afastavam cada vez mais. Entretanto, suportei todas as crises, constrangimentos e torturas psicológicas em consideração a nossa formação familiar.

Por anos, fui leal e cúmplice de Fernando enquanto necessária a sua satisfação narcisista. Já não existiam mais manifestações de cordialidade, viagens, passeios e qualquer forma de me agradar.

No momento em que comecei a me impor e não compactuar com suas grosserias e caprichos, os atritos começaram chegando a decepção com a descoberta de um caso extraconjugal, dentre tantos outros até o rompimento do nosso relacionamento. Mas, havia restado somente as dores e o sofrimento.

Aquele homem gentil e amável se transformara num estranho, me vampirizando e acabando com a minha auto-estima, a ponto de me deixar doente e desamparada.

Em matéria publicada na revista CLAUDIA, a especialista em assédio moral, Marie-France Hirigoyen, aponta como ocorre a violência psicológica capaz de causar danos emocionais sérios. Conforme o depoimento mencionado.



"Veja, agora, algumas frases que são ditas no casamento e que, se repetidas com freqüência, denunciam o desejo de dominar, humilhar, denegrir, intimidar. São expressões que ilustram casos reais contados pelas pacientes de Marie-France. É o começo da violência sutil, que aumenta progressivamente... até que a vítima acaba sem saber o que é normal ou não, o que dizer, o que pensar. São mensagens de sedução no início, seguidas de ameaças veladas ou de clara hostilidade e fria indiferença.



"Eu digo isso porque te amo."

"Não adianta eu te explicar, você não vai entender mesmo."

"Seu comportamento não me surpreende."

"Com a família que você tem..."

"Você acha que sou um imbecil?"

"Você não vai conseguir."

"Prefiro que você não faça isso sozinha."

“Não tenho nada a ver com isso, não é problema meu."

"Sei melhor do que você o que é bom para você."

"Pára de falar besteira."

"Afinal, você tem medo do quê?"

"Você vive reclamando."

"Por que você não consegue fazer nada direito?"

"Todo mundo sabe que você é louca, eu deveria internar você."

"Se você passar daquela porta...""

8 comentários:

  1. Estou saíndo de um inferno chamado cassamento,essas são algumas coisa diitas a mim,ele é alccolatra,depois de 2 drinques se revela,disse que ia embora,ele implorou,e até chorou,se continuar com ele morro antes do tempo,nunca tive nada no coraão,agora vivo com taquicardia,insonia,tremores,medo,assustada ,nervosa...comprei 1 bilhete para o inferno!
    (no skype com uma amiga),voce posa de santa pra suas amigas;por que não deixa de ser mentirosa e conta pra elas que agente briga..que sua vida está um inferno.
    voce vive cansada se queixando o tempo todo,onde está a minha esposa,? cadê o seu sorriso?cadê a mulher com quem casei,?eu olho para você e o que vejo? uma mulher feia,que parece ter 100 anos,você parece a avó de sua irmã.(ela é 7 anos menos que eu)
    quando tento conversar ele diz,desculpe mas não consigo entender uma palavra do que você diz..abra a boca. articule as palavras; isso e para me deixar nervosa, perder a calma,

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que devo ser louca , por que no momento não sei o que fazer,e me disseram que"sou doente ,que não sou digna de pena e sim de morte", por que meu marido tem certeza que meus problemas psicologicos vão acabar com meu filho, ele tem 4 anos e... eu sei que tenho problemas desde que eu era criança, eu falei que tinha problemas quando conheci ele, panico , e depressão... quando aprendi a melhorar e me cuidar parei de tomar remedios, agora tenho de ouvir um monte de coisas, sei que digo coisas tb mas escuto tantas outras como as que descrevi um pouco antes, ouvi hj tb que se" ele soubesse onde tinha se metido não entraria nessa" ,desculpe mas estou tão triste que não consigo escrever com certa arrumação das palavras ,elas vão surgindo ,eu vou a um psiquiatra pra ver se ele me dá um laudo pericial ,dizendo o que realmente eu sou ....por que nem eu sei mas ....

    ResponderExcluir
  3. Não se sinta culpada por ter depressão. A depressão é uma doença e, muito séria, apenas a maioria das pessoas não sabem lidar com essa enfermidade. Procure sim, um psiquiatra q/ de preferência seja psicanalista, tomar antidepressivos não é um bicho-de-sete-cabeças, pelo contrário, se for necessário o médico vai lhe prescrever.

    Também, não tenha vergonha de expor suas dores aqui, os sentimentos são uma prova da sua sensibilidade. Pessoas, frias não se sensibilizam e não conseguem se colocar no lugar dos outros. Aqui é um espaço aberto para acolher quem precisa e fico muito grata por tê-la participando.
    Um beijo;
    Anita

    ResponderExcluir
  4. Tenho um relacionamento de namoro apenas, que ouço diariamente que sou falsa, tenho duas caras, que estou pagando por tudo que eu fiz.. Na realidade me pergunto o que foi que eu fiz, porque eu nunca o traí, sempre fiz de tudo por ele.. tenho problemas com ciúmes e quando estou nervosa me descontrolo.. quando eu começo a chorar ele começa a assoviar, começa a me falar que as coisas estão voltando pra mim, que eu sou ruim, que eu sou doente, louca e deveria me internar.. pior que estou me sentindo tudo isso, pois tenho um ciúme e uma desconfiança tremenda.. passo noites chorando e rezando pedindo pra que eu saia desse sofrimento ou então que ele mude.. mas nada de bom vem acontecendo.. pelo contrário.. quando eu tenho problemas e vou desabafar, ele sempre perde a paciência, não tem sensibilidade com os meus problemas, faz é me xingar.. Sei que sou uma pessoa de valor, mas ele consegue me fazer sentir um lixo, um nada.. Quando eu peço atenção e carinho, ele diz que está com problemas também e que não tenho compreensão.. daí quando ameaço terminar ele pede pra que fiquemos juntos e que não é isso que ele quer.. não sei mais o que faço, tenho apenas 23 anos e me sinto sem vida, sem graça..

    ResponderExcluir
  5. pelo amor de Deus larga esta pessoa de mão, peça ajuda a um parente, fique distante de quem te faz sofrer, se trate, se cuide, prometa a si mesmo ficar sozinha ao menos por um ano para não correr o risco de cair em uma armadilha, procure uma amiga, prima, tia, saia, dance, divirta-se, trabalhe, leia, ria, chore, esqueça, estude, mude, fuja deste circulo vicioso enquanto ainda tem saúde e toda a sorte do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Eu era casada e conheci um rapaz, me separei para ficar com ele, estamos juntos a um ano, mas com poucos meses de convivência ele mudou completamente, tem um ciúme doentio, vive me xingando, diz que sabe bem que tipo de pessoa eu sou, que se me separei do meu marido para ficar com ele, então posso fazer o mesmo com ele, o fato é que meu casamento já estava acabado a quase dois anos e quando conheci outra pessoa, criei coragem de me separar, mas hoje não me sinto feliz, sinto que estou numa prisão, ele me tortura psicológicamente todos os dias, me põe pra baixo, me xinga o tempo inteiro, quando falo para terminar ele diz que me ama, que quer ficar comigo e que não vai mais fazer as coisas que faz, mas no mesmo dia volta a fazer, eu não consigo sair dessa relação e tenho vergonha de conversar com alguém próximo sobre tudo que tenho passado, todos os dias sinto vontade de me matar, não sinto fome, estou desempregada, então fico em casa o dia todo me sentindo pra baixo.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe meninas, mas será que vocês não esgotaram a paciencia de seus namorados/companheiros/conjuges? É fácil se passar por vítima. Díficil é aceitar que é uma pessoa difícil e que durante o período da paixão dificultaram o relacionamento tornando o homem mais frio e indiferente em relação ao sentimento de vocês. Um erro não justifica ao outro, mas sempre é bom refletir. Ninguém é santo. Muitas por aí ficam em rodas de amigas adorando a grama do vizinho enquanto a sua está secando e você não está se preocupando. Daí quando o cara cansa, e fica indiferente, é isso ou aquilo. Cabe reflexão. Vivo um namoro de chantagens emocionais (1 ano e quatro meses). Durante o inicio do namoro eu vivia comemorando mes a mes a data do aniversário de namoro e ela até esquecia e fazia questao de dizer que não lembrava. No início da relação vivia aparecendo em minha casa pela manhã para trazer pães, bolo e tomarmos um café juntinhos. Depois que me viu apaixonado, parou de fazer isso. As vezes some e fica indiferente comigo por mensagens de what up. Faz ameaças de encerrar o namoro se eu não a levo para viajar. Chego de surpresa na casa dela para ve la sou tocado de lá pq não era o momento apropriado para me receber. Vive queixando e dizendo que não sabe se gosta ou não. Ora diz que me ama, mas suas atitudes logo me decepciona. Enfim queridas, peço que reflitam também. Estou cansando dessa vida que levo e pedindo a Deus forças para sair desse namoro ja que ainda não somos casados e nem moramos juntos. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir