Rosa ao abrir sua caixa de correio eletrônico, depara-se com a mensagem "sábia frase", enviada por Manoel, seu ex-marido. Adiante, sem fazer menção ao autor e apresentando grifos, dizia o seguinte:
"Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. Agora, o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter."
A mensagem reenviada à Rosa, havia sido originada por Regina, a amante que provocara a separação do casal. Apesar do desconhecimento de ambos, da verdadeira autoria, tal citação chegou na tentativa de uma mensagem subliminar.
Manoel ignorava que a aludida citação era de Oscar Wilde. Mas, como falar de ética ou caráter, depois de tanto sofrimento causado à Rosa com as suas mentiras, injúrias e calúnias no desespero injustificado da traição e da deslealdade ?
Muito comum, os parceiros infiéis mentirem e, quando descobertos, depositarem a culpa da traição no outro. Não somente, Manoel manteve um caso extraconjugal como acusou Rosa de ter sido culpada pela traição, inclusive caluniando-a perante os filhos.
Assim, Rosa respondeu: "Causar dor e sofrimento aos outros, através de atos ilícitos não há nada de ético nisso. Bem como, descumprindo normas, mentindo, injuriando e imputando culpa às suas vítimas só demonstra a ausência de caráter."
"As causas não determinam o carácter da pessoa, mas apenas a manifestação desse carácter, ou seja, as ações." Arthur Schopenhauer
Oi Ana, bom dia.
ResponderExcluirA ética vem do coração e a moral é ditada pelas normas de acordo com os interesses e objetivos de cada sociedade.
Bom texto.
beijo.
Olá, Ana.Gostei do texto! esse tipo de situações é bastante comum na nossa sociedade. Um culpando o outro, o que demontra o caráter das pessoas envolvidas! Tenha uma boa semana...Bjs
ResponderExcluir