... Em sentimentos que envolvem o universo feminino, pois “Não se nasce mulher: torna-se.” (Simone de Beauvoir)
A dualidade de sentimentos que envolvem o Universo Feminino.

São tantos os sentimentos em busca da identidade feminina, cujos contratempos das emoções transbordadas vão do êxtase secreto à cólera explícita...

Esse blog é um espaço aberto acerca de relatos e desabafos relativos as alegrias e tristezas, felicidades e angústias... Sempre objetivando a solidariedade e ajuda ao próximo.

domingo, 29 de setembro de 2013

Em pleno abandono...


"A vivência do abandono e da rejeição é uma das experiências mais deletérias na vida de um ser humano. Não existe nada pior e mais triste do que não sentir-se merecedor do amor, do carinho e da atenção daqueles que nos trazem a esse mundo. Tanto o abandono físico, como o abandono emocional traduzido pela rejeição do que e de quem somos, marca o ser humano pelo resto de sua vida. Os que "sobrevivem" ao vazio emocional que instalou-se no seu coração, seguem através da vida tentando "compensar" e lidar com sua dor das mais diversas maneiras. Os mais resilientes são melhor sucedidos, ao passo que os psicológicamente mais frágeis, tornam o seu viver uma eterna procura de alguém ou algo que preencha o seu vazio existencial. Imaginem o que é a vida de um ser humano que é rejeitado e "abandonado" não só por sua família, mas por toda uma sociedade, privado dos seus mais elementares direitos de ser humano e de cidadão? Você, que é "privilegiado/a" por usufruir de todas as benesses sociais, tente fazer um exercicio: coloque-se no lugar imaginário daqueles e daquelas que não tem nada ou muito pouco desse minimo necessário para simplesmente existir e viver. Espero que sinta-se extremamente mal, abandonado, rejeitado, motivo de piada, solitário e desrespeitado nos seus direitos mais básicos pelos que se consideram "normais". Você poderá, talvez, vislumbrar de muito longe como se sentem as vitimas do preconceito e do estigma que fustiga a nossa sociedade."

Maria Cristina Martins
Psicologia